Seu filho sabe quais são as suas virtudes tanto quanto sabe os seus defeitos? Essa atividade de ano novo vai ajudar.
Você deixa claro para o seu filho quais são as suas maiores virtudes? Nós, pais, temos um radar extremamente eficiente para os maus comportamentos dos nossos filhos. Isso é normal, já que aprendemos na nossa sociedade a regra de que o mal comportamento deve ser punido e o bom comportamento não é nada além da nossa obrigação. Automaticamente reproduzimos esse mesmo modelo na educação das crianças.
O problema é que, como as crianças ainda estão aprendendo a seguir as regras, acabamos dando muitas broncas, castigos e ameaças como maneira de educá-las. Além de a casa ficar com um clima pesado para toda a família, é muito fácil rotular as crianças como bagunceiras, desobedientes, teimosas ou qualquer outro adjetivo do gênero.
Porém, hoje, a Psicologia Positiva já tem inúmeras ferramentas para reverter esse quadro e pesquisas extremamente significativas que mostram a importância das crianças terem mais claras quais são as suas virtudes do que seus defeitos.
Por isso, vou dar uma dica de uma atividade que cai super bem com o término de um ano e início de outro. Dei o nome pra ela de “Eu e minhas conquistas do ano”.
Atividade:
Pegue um papel (de preferência colorido), recorte em tiras ou no formato que você achar melhor (corações, quadrados) e escreva as maiores virtudes do seu filho e tudo aquilo que ele aprendeu ou conquistou em 2018.
Ex: Você aprendeu a ler. Você passou para a touca amarela na natação. Você é divertido. Você é observador.
Cole os papéis na porta do quarto dele e deixe por todo o ano ou pelo menos por um tempo. É legal que a criança sempre que passe pela porta do quarto dela leia ou se lembre das suas virtudes e conquistas em 2018.
Além dos filhos, os pais também podem entrar na brincadeira. Saber quais são as virtudes, faz bem para todos, dá uma maior motivação para as próximas conquistas, nos traz mais autoconfiança e eleva a nossa autoestima. Que venha um 2019 cheio de realizações para todos nós!